Roteiro em praias Uruguaias e Montevideo – Dezembro de 2014

Em Dezembro de 2014 eu e a Audrey fizemos uma trip no Uruguay, saindo de Porto Alegre com destino final a Montevideo, tudo de Bus e parando em algumas praias uruguaias.

Pegamos o ônibus na rodoviária de Porto Alegre as 23h do dia 14 de Dezembro com destino direto ao Chuí (R$140,00 por pessoa), viagem de 8h então chegamos em torno das 7h no Chuí, com isso estava todas as FreeShops fechadas.

Após abrir as FreeShops e comprarmos algumas cevas e gordices, pegamos o Bus com destino ao Parque Nacional Santa Teresa em torno das 11:30 (em torno de R$6,00 por pessoa). No ônibus o co-piloto perguntou quem precisava passar na imigração, nós se acusamos e o mesmo nos levou até o local (é necessário estar com a identidade e somente a identidade).

Santa Teresa:

Como estavamos a pé, tivemos que caminhar uns 6 km pra chegar até o local de camping (com mochila em torno de 50KG hahhaha). O Lugar é muito bonito e bem cuidado, vimos varias caturritas nas arvores e alguns cervos soltos pelo parque. Como é um Parque Nacional, ele é cuidado pelo exercito uruguaio, devido a isso é um lugar bem tranquilo para descanso não tendo gritaria, rodas de violão e etc (uma pena por sinal).

Lá dentro tem um mercadinho e um restaurante que vende uns panchos muito bons por 50 20141215_210311pesos, além disso ele tem uma vista linda pro mar e de noite o céu fica totalmente estrelado, parecia que as estrelas estavam bem próximas da gente, vale a pena ir pra lá na noite. O camping tem banheiros com ducha quente e o valor da diária no camping foi de 200 pesos por pessoa. Em alguns locais tem tomadas nos postes que podem ser usadas.

Na madrugada que estávamos na barraca, começou a chover e molhou um pouco a barraca, sorte que as arvores seguraram um pouco a agua hehehe, com isso não conseguimos mais dormir e era em torno das 5h, então a Audrey teve a excelente ideia de ir vermos o nascer do sol e abaixo segue o vídeo, vista no mirante que tem na beira do mar.

Ficamos 1 dia lá (15/12 para 16/12) e no dia 16 fomos para o próximo destino – Punta Del Diablo.

Punta del Diablo:

Pegamos o ônibus na entrada no parque de Santa Teresa com destino a Punta del Diablo (tivemos que caminhar os 6km de novo pra voltar hahaha), o ônibus saiu em torno de R$12,00 por pessoa e deixa no centro de Punta del Diablo.

Já havíamos feito reserva no Hostel De la Viuda e sério, indicamos fortemente este hostel, a diária saiu R$30,00 pelo quarto compartilhado com direito a café da manhã (muito bom por sinal), Wi-Fi muito bom, piscina, sinuca, fla-flu, tanque pra lavar roupas e etc. O Hostel é um pouco longe do mar e do centro, mas vale a pena mesmo assim.

A praia em si é muito foda, bem roots com uma arquitetura meio Hippie. Pouco asfalto e mais chão batido, casas estilo cabana, bem diferente. Indicamos umas empanadas que tem num quiosque na beira da praia bem no centro perto dos barcos dos pescadores, principalmente a empanada de mejilones, cada uma em torno de R$4,00, vale a pena.

A cerveja litrão achei meio caro, R$15,00 uma Patricia, mas depois fomos descobrir que este é o valor em todo o Uruguay :/ o prato de comida também é caro, em torno de R$35,00 um strogonoff.

Ficamos 2 dias lá (16/12 a 18/12) e depois largamos pro proximo destino – Cabo Polonio.

Cabo Polonio:

Para ir de Punta del Diablo a Cabo Polonio, tivemos que pegar dois bus,

20141218_153542
Entrando em Cabo Polonio através das Jardineiras.

um para a cidade de Castilhos e de lá outro para Cabo Polonio, os valores dos ônibus foram em torno de R$6,00 cada. Chegando na entrada de Cabo Polonio já tivemos a nossa primeira expriência foda, nesta praia não pode entrar de carro particular ou ônibus, pois ela fica isolada entre varias dunas de areia, não tendo uma entrada oficial. Então para entrar é necessário entrar com as jardineiras (carros 4×4 e ou caminhões que levam o pessoal em cima), o valor se não me engano é de R$5,00 a ida e volta e deixa no centro da praia.

Bem, essa praia eu poderia ficar horas escrevendo sobre ela, pois é um lugar mágico, muito foda mesmo. A arquitetura parece um vilarejo, sem asfalto nenhum, maioria das casas de madeira e pra nós o mais especial nessa praia, NÃO TEM ENERGIA ELÉTRICA, sim, não tem luz lá, apenas velas ou alguns hostel tem energia eólica ou gerador. Isso deixa o lugar muito especial e exclusivo e já de cara gostamos da praia.

Ficamos no hostel Viejo Lobo e também recomendamos, se não me engano pagamos em torno de R$70,00 a diaria, meio caro, mas pelo local vale muito a pena, pois os donos dos hostel são tudo meio hippies e vegetarianos, até fizeram uma lentilha vegetariana la pro pessoal. Além disso eles tem uma plantação de maconha atras do hostel, junto com a plantação de vegetais, o que mais você quer? 😛

A praia conta com um farol que pode receber visitas pelo preço de R$3,00 mais ou menos onde pode ter uma vista do vilarejo inteiro. Infelizmente quando fomos visitar o farol o mesmo estava fechado para manutenção :/

Além de toda essa vibe foda, lá também é possível visitar os Leões Marinhos que ficam muito perto da beira, soltos e livres. E foi nas pedras perto dos leões marinhos que vimos o pôr do sol mais bonito que já vimos, ouvindo o som do mar, baaah, muito foda! Abaixo um vídeo que fizemos no por do sol:

E na noite então não tem palavras para descrever, céu mega estrelado, só com a luz da lua e do farol que circulava, muito lindo mesmo, lugar indescritível mesmo.

Lá tem alguns mercadinhos baratos onde você pode fazer a própria comida ou tem um restaurante na beira do mar onde comemos um chivito canadense muito bom, recomendo.

Ficamos dois dias lá (18/12 a 20/12) e depois o proximo destino foi La Paloma.

La Paloma:

Para ir de Cabo Polonio a La Paloma, tivemos que pegar um bus até a cidade de Rocha e de lá pegar um até La Paloma, lá ficamos no hostel La Balconada, que é na beira do mar, Wi-Fi, com café da manhã e é perto do centro. A diária foi de R$50,00 por pessoa no quarto compartilhado e achamos bem limpo o Hostel, tendo uma cozinha boa para fazer o próprio rango.

20141221_105001
Farol de La Paloma

Os dias que ficamos por lá estava nublado, então acabamos não entrando no mar infelizmente :/, o centro é pequeno parecido com as praias daqui do RS, e perto do centro, na beira da praia tem um farol também que é possível entrar, porém nós acabamos não indo neste. De noite fomos no restaurante La Ballena onde comemos um chivito ao plato e uns pescados, tudo em torno de uns R$40,00 pra cada (carinho).

Como já estávamos no clima uruguaio, compramos nossa cuia pequena e mateira em uma loja local no centro, onde percebemos que tem várias lojas de artesanato na volta, faltando então a térmica que compramos em Montevideo mais além.

Ficamos dois dias também (20/12 a 22/12) e depois fomos pra Montevideo.

Montevideo:

Pegamos um bus na rodoviária de La Paloma direto para Montevideo, se não em engano foi em torno de R$40,00 as passagens por pessoa e levou 5h de viagem. Descemos na rodoviária (junto com o shopping três cruzes). Como tínhamos já falado com o dono de um hostel (H dos Oh Cultura), pegamos um táxi e fomos direto pra lá. Ficamos 1 dia nesse hostel porem não gostamos dele e como já havíamos feito um amigo mineiro em Punta del Diablo que também veio pra Montevideo, fomos para o hostel onde ele estava hospedado, o hostel El Viejero Downton. Bem localizado, muito perto do bairro cidade vieja e da rambla. Pagamos em torno de R$50,00 por pessoa no quarto compartilhado e com wi-fi e café da manhã. Lá tivemos varias experiências foda e foi onde passamos nosso Natal, junto com Colombiano (que nos ensinou a dançar salsa hahahah), mineiro, cariocas, gaúcho, português, americano, canadense, francês, alemão e por ai vai hahaha.

20141226_233629
Alguns amigos que fizemos no Hostel

Ficamos lá 6 dias (22/12 a 28/12) e acho que ficamos tempo demais, dava pra ter ido para Colonia del Sacramento, porém a grana já estava curta a essa altura hehehe, mas recomendamos. Não recomendamos ir para Punta del Este, pois conhecemos alguns paulistas que foram pra lá e disseram que estava tudo muito caro e é uma praia mais cidade, mas tudo depende do que a pessoa realmente deseja na viagem.

20141223_134009
Hamburguesas Uruguaias

Em Montevideo fomos no jardim botânico, algumas praças e museus. A arquitetura da cidade é bem antiga e eles preservam isso. Recomendamos ir no mercado publico de comidas, onde vendem umas empanadas muito boas também por uns R$5,00 cada. Outra opção de comida que vivemos a base dela em Montevideo é as Hamburguesas, que são os hamburguers deles, as vezes encontrávamos por R$6,00 nas carrocinhas de esquina e são muito boas.

A cidade em geral tem bastante coisas para fazer como em uma outra capital , fomos em alguns bares, indicamos o El Pony Pisador, que é bem na entrada da Cidade Vieja e tem alguns chops interessantes e com musica ao vivo.

Na volta, pegamos o bus direto para o Chuy (R$50,00 por pessoa) na mesma rodoviária, e depois do Chuí brasileiro para Porto Alegre (R$140,00), mas antes comemos alguns panchos na frente dos Freeshops de Chuy para gastar com os pesos que haviam sobrado hahaha.

Anúncios

4 comentários sobre “Roteiro em praias Uruguaias e Montevideo – Dezembro de 2014

  1. Tiago Zaniratti

    Uma hora dessas, queremos fazer o litoral. Curti as dicas. Tem uns vlogs legais, tipo o Trip de Casal sobre o litoral do Uy. Dá uma olhada. Ah, curti muito a ideia do blog. Também curto compartilhar dicas de viagens. Abraço

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s