Machu-Picchu – Tudo o que você precisa saber

Cotação: 1 Real = 0,98 Soles

Nos dois posts anteriores, falamos sobre Cusco e sobre as formas de chegar a Machu-Picchu vindo de Cusco. Neste post falaremos sobre Águas Calientes e Machu-Picchu mais especificamente.

machu-picchu

Águas Calientes

Águas Calientes é um povoado que fica na beira da Montanha de Machu-Picchu, então é a cidade mais próxima para subir Machu-Picchu, sendo então obrigatória a sua passagem pela mesma. Particularmente falando, foi uma das cidades mais exóticas e diferentes que já conhecemos, pois ela fica no meio da selva, entre montanhas gigantes, deixando um clima meio savana e tal. Por isso indicamos ficar umas 2 noites nesta cidade e conhece-lá, assim você descansa, sem precisar fazer o passeio correndo e aproveita melhor a experiência de conhecer Machu-Picchu.

Onde Ficar

Em Águas Calientes por ter diversos turistas, existe vários hostels, pousadas e até hotéis que pareciam ser bem chiques hehehe. A cidade é muito pequena então é fácil de encontrar hospedagem, basta perguntar para qualquer um que passar que vão lhe indicar. Nós ficamos em um quarto atrás de um restaurante, do qual nem nome tinha. Não sabemos até hoje se era um hostel ou se era um quarto de algum parente do dono hahaha. Pagamos 30 soles a diária por pessoa neste quarto privado e havia banheiro dentro do quarto.

Onde comer

Existe vários e vários restaurantes e opções para comer em Águas Calientes, desde hamburguesas, pizzas, a prato feito. Na Av. Pachacuteo (que é a avenida principal) é onde tem mais opções para comer, tendo um restaurante do lado do outro. Os valores variam, uma pizza grande encontramos por 25 soles, uma hamburguesa tripla + batata frita + bebida por 15 soles. Uma opção bem em conta é comprar nos mercadinhos. Fizemos isso um dia e gastamos 15 soles e deu para fazer 4 sanduíches + refri.

O que fazer

Em Águas Calientes, por ser um povoado pequeno, não há muito o que fazer por lá. Existe opções para compras no Handicraft Market, que é uma espécie de camelódromo deles, onde eles vendem muito artesanato, lembrancinhas e etc. É possível dar uma volta no mercado público deles também (nada comparado com o de Cusco hehehe) e conhecer o centrinho para tirar a foto clássica do cartão postal da cidade 😛

Machu-Picchu – Tudo o que você precisa saber

Boleto de acesso

Bom, para entrar em Machu-Picchu, primeiramente você deve ter o boleto de acesso. Nós compramos o nosso em Cusco, no Ministério da Cultura. Compramos no dia 18/08 para entrarmos no dia 20/08, e recomendamos fortemente comprar antecipado, visto que tem número limite diário de 2.500 pessoas para entrar no parque. Pagamos o valor de 131,46 soles por pessoa, mais uns 5 reais da taxa por termos comprado com cartão de crédito. Compramos o boleto mais básico, que dá acesso apenas ao parque arqueológico, porém existe a entrada para a montanha Huayna Picchu, que é aquela montanha mais alta que fica atrás do parque nas fotos clássicas. O ingresso para esta montanha deve ser comprado com uns 3 meses de antecedência e tem o valor de 152 soles para estrangeiros. Este boleto deve ser comprado diretamente no site: http://www.machupicchu.gob.pe/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Subir até o portão de acesso de Machu-Picchu

Como falado anteriormente, Águas Calientes fica na parte de baixo da montanha de Machu-Picchu, então é necessário subir até o cume da montanha para chegar ao parque. Essa subida pode ser feita de 2 maneiras: ou você pode ir de micro-ônibus, que custa o valor de 12 dólares ou pode subir a pé. Nós subimos de micro-ônibus, então compramos o ticket do mesmo no dia anterior, pois ficamos com medo de faltar ou tiver fila, algo do tipo. O lugar para comprar esse ticket fica em frente a fila para pegar o micro-ônibus, na beira do rio Águas Calientes. Para voltar, é o mesmo processo, ou volta de micro-ônibus (então é necessário ter comprado o ticket de ida e volta, tendo o valor de 24 dólares neste caso) ou volta a pé, que foi a opção que escolhemos 😀 e não nos arrependemos, pois a vista dessa descida é fantástica e não é tão cansativo. Abaixo fizemos um vídeo com essa descida:

Sobre Machu-Picchu

Bem, falar sobre Machu-Picchu é algo muito pessoal. Para nós realmente foi um lugar mágico que conhecemos, que com certeza deixará saudades e vontade de voltar. A paisagem vista lá de cima não tem igual, passa uma certa tranquilidade, uma certa paz lá em cima. O percurso total dentro do parque levamos em torno de 3h, apreciando bem a paisagem, devido a isso recomendamos levar protetor solar se tiver sol e bastante água. Se for descer a pé como nós fizemos, tem que se ligar no tempo de descida até Águas Calientes, por isso largamos de Machu-Picchu em torno das 16h.

Ficamos então mais uma noite em Águas Calientes e no outro dia voltamos para Cusco de van conforme relatado no post anterior. Este é o último post sobre este nosso último mochilão para o Peru, espero que vocês tenham gostado e até a próxima trip!

Dicas e informações úteis:

  • Aconselhamos levar no mínimo 2L de água por pessoa para passar o dia em Machu Picchu. Lá possui lancheria, mas ela fica no lado de fora do parque, antes da entrada, e como o percurso dentro do parque possui via de mão única, você irá conseguir comprar água somente quando terminar de completa-lo;
  • Chapéu e protetor solar são itens que não podem faltar em sua mochila, e por falar nisso, leve o mínimo de peso possível em sua mochila, facilitará sua caminhada por lá;
  • Caso esteja com a grana curta ou até mesmo irá passar o dia fazendo o caminho do Machu Picchu, leve algo para se alimentar. Um sanduíche por lá custa em torno de 30 soles (uma facada);
  • Leve seu passaporte junto, pois logo depois da entrada, é possível carimbar o mesmo com um carimbo de Machu-Picchu;
  • Se for precisar fazer câmbio do dinheiro, melhor fazer em Cusco que tem uma cotação muito melhor que de Águas Calientes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s